Dicas

Seu carro foi afetado pela enchente? Saiba o que fazer

Seguros dão cobertura total ou parcial em caso de inundação do carro.
Veja que cuidados tomar para não ficar no prejuízo.
inundacao

Começou a chover forte, o trânsito parou, o temporal engrossou e, de repente, a água começa a entrar dentro do carro. E agora? Muita gente viveu este drama com a forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira (17) em São Paulo e no Grande ABC, ou que inundou vários bairros de Belo Horizonte na segunda-feira (16). Carro e enchente é uma combinação perigosa para a segurança e para o bolso.

 

Muita gente, na esperança de salvar o automóvel do alagamento, acaba colocando a própria vida em risco. Por isso é importante seguir algumas dicas e, acima de tudo, ter muito cuidado – e fazer o seguro do carro. Confira abaixo cinco dicas fundamentais:

 

Antes de tudo, faça o seguro do carro

Desde 2004, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza as operações de seguro, determinou que todos os planos básicos – com cobertura contra colisão, incêndio e roubo – se responsabilizem também por submersão total ou parcial do veículo em água doce, inclusive se ele estiver guardado no subsolo. “Quando a água fica abaixo do painel, às vezes é passível de recuperação, mas quando o motor é afetado, se aproxima de uma perda total, quando o prejuízo supera 75% do valor segurado”, explica Marcelo Sebastião, diretor do produto auto da Porto Seguro. Ter o carro assegurado garante que uma enchente não seja um grande prejuízo para o proprietário do automóvel.

Na hora da chuva

Dirigir na chuva exige atenção redobrada do motorista.

 

As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel à sua frente.
dica-seguranca-chuva

Não atravesse alagamentos

Se o volume das chuvas aumentar e houver alagamento, pode ser o caso de optar por uma pausa antes de seguir viagem. Até metade da altura da roda você consegue ter condições mínimas de dirigibilidade. A partir daí o veículo fica exposto a panes mecânicas. Debaixo da enchente é impossível saber os obstáculos, buracos ou sujeiras que existem no asfalto. Além disso, há a possibilidade do veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada, o que coloca em risco a segurança do motorista e de seus passageiros. Agora, se não for possível parar o carro em local seguro e você tiver que passar por um ponto alagado, siga as dicas abaixo:

dica-seguranca-chuva-2

O carro inundou. E agora?

Em caso de alagamento do automóvel, o segurado deve comunicar imediatamente seu corretor de seguros ou a Central 24 horas de atendimento da empresa, solicitando um guincho para levar o veículo a um local seguro. De acordo com a Porto Seguro, o segurado poderá levar o veículo à oficina de sua preferência, mas não deve autorizar o conserto antes da liberação da seguradora. A liberação será feita por um técnico da empresa, que avaliará se o veículo pode ser recuperado ou se houve perda total.

Dica Portal G1 – Globo.com