Queimaduras de sol, e agora?

O tão venerado sol, e as tão queridas marquinhas de biquíni… Mas, tem gente que acaba exagerando na dose e torrando literalmente no sol. Mas cuidado, além de conseguir apenas uma vermelhidão ardente, isso pode gerar consequências muitas vezes irreversíveis à pele, como manchas, ressecamento, enrugamento e pior, câncer de pele.
Mas e como fazer para amenizar essas queimaduras? Vamos te ajudar!
Primeiramente, é aconselhável o uso de protetor solar, mas se isso não for feito, siga essas dicas para não piorar as queimaduras.

• Não volte para o sol: se a pele esta queimada, ela já esta mais sensível a mais queimaduras, então fique longe do sol por algum tempo, até as queimaduras amenizarem, ficar em um local fresco é a melhor opção.

• Aplique compressas de água gelada: Aplique um pano com água bem gelada várias vezes sobre a queimadura, isso ajuda a aliviar o desconforto. Não coloque gelo, ou bolsas de gelo, pois o gelo só vai fazer com que sua pele queime mais devido a baixíssima temperatura.

• Tome um banho frio: A água gelada, assim como falamos acima, refresca a queimadura e alivia a dor. Evite banho quente, a água quente resseca a pele.

• Hidrate sua pele: A tentação de ficar bastante tempo em baixo de agua fria e sentir um alivio é enorme, mas cuidado pois isso pode prejudicar a hidratação da sua pele, provocando ressecamento, e fazendo com que a pele ‘descasque’ futuramente. Use cremes e óleos hidratantes na pele após o banho. Aplicar soro gelado também ajuda no alivio da dor e hidratação da pele, e também ajuda no clareamento da queimadura.

• Tome muita água: dependendo do grau da queimadura, seu corpo pode ficar desidratado, por isso beba muito líquido, de preferência água.

• Espere: Para realmente curar essas queimaduras, é preciso esperar. Leva tempo para a pele voltar a ficar resistente ao sol, por isso evite muita exposição ao sol, mesmo se as queimaduras já estiverem curadas.

Essas são nossas dicas, existem muitos outros mitos para cuidar das queimaduras de sol, se você conhece mais algum diferente, compartilhe conosco!!