É o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo.
Quando a roda estiver tendendo para um lado, é sinal de que o caster está desigual, o que provoca um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. E, quando estiver excessivo, pode resultar em um desgaste total e prematuro da mesma.
As conseqüências de um Caster fora das especificações são:
Se for negativo:
- DIMINUIÇÃO DA ESTABILIDADE EM CURVAS DE ALTA VELOCIDADE
- DIMINUIÇÃO DO ESFORÇO EM CURVAS DE BAIXA VELOCIDADE. (VOLANTE FICA LEVE EM BAIXAS VELOCIDADES)
Quando positivo:
- AUMENTO DA ESTABILIDADE EM CURVAS DE ALTA VELOCIDADE;
- AUMENTO DO ESFORÇO EM CURVAS DE BAIXA VELOCIDADE (VOLANTE FICA PESADO EM BAIXAS VELOCIDADES)
- PODE CAUSAR VIBRAÇÕES LATERAIS EM ALTA VELOCIDADE.
Diferente lado a lado (um positivo e um negativo):
- PODE CAUSAR TENDÊNCIAS NO VEÍCULO DE “PUXAR” PARA UM DOS LADOS E PODE CAUSAR PROBLEMAS EM FRENAGENS VIOLENTAS.(AO PISAR NO FREIO, A TRASEIRA FICA “SOLTA” PODENDO OCASIONAR UMA DERRAPAGEM)